Mensagem do Presidente

 

É com grande satisfação que os receberemos em Brasília para o XXXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia, de 1 a 4 de maio de 2019.

Foi preparada uma programação abrangente que engloba várias áreas de atuação dos cirurgiões brasileiros, de temas sobre avanços tecnológicos e recentes recomendações para o cuidado do paciente cirúrgico.

As várias especialidades estarão contempladas sempre entendendo que o Colégio Brasileiro de Cirurgiões é a Casa de todos que atuam na Cirurgia.

Como não poderia deixar de ser, houve uma preocupação especial com estudantes e residentes, que representam o futuro e o presente em nossa realidade nacional.  Este cuidado é refletido no programa que dará ênfase ao Ensino da Cirurgia nos tempos atuais.

Em 2019, Brasília completa 59 anos e o nosso Colégio 90.  São datas comemorativas em que hoje, a capital da República e centro político do país, mostrará aos participantes sua capacidade laborativa, cultural e de belezas nem sempre registradas.  Assim como o CBC, em plena maturidade, inaugurado em 29 de julho de 1929, na antiga Capital na cidade do Rio de Janeiro, traz a difusão do conhecimento científico e da arte da cirurgia brasileira para este magnífico evento.

A participação de convidados nacionais e internacionais contribuirá para a qualidade e o ensino de nossa profissão.

Esperamos contar com a participação de todos para este encontro de comemorações e realizações técnicas e científicas.

Cordiais saudações,

 

 

Dr. Savino Gasparini Neto, ECBC
Presidente Nacional
Colégio Brasileiro de Cirurgiões